Charlie : communiqué commun des obédiences portugaises
Communiqué
des 5 obédiences maçonniques portugaises.
Maçonaria portuguesa une-se para condenar "crime hediondo"
As cinco obediências nacionais fizeram pela primeira vez uma comunicação em conjunto para condenar os ataques ao Charlie Hebdo. Maçons dizem que "valores fundamentais da democracia foram postos em causa"
As cinco obediências da maçonaria portuguesa fizeram pela primeira vez um comunicado conjunto para condenar "vigorosamente o horrível atentado cometido ontem em Paris contra o jornal Charlie Hebdo", manifestando a sua "solidariedade" perante o que classificaram como um "crime hediondo".
O Grande Oriente Lusitano (GOL),
a Grande Loja Legal de Portugal/GLRP,
a Grande Loja Feminina de Portugal (GLFP),
a Federação Portuguesa da Ordem Maçónica Mixta Internacional «Le Droit Humain»
e a Grande Loja Simbólica de Portugal (GLSP)
uniram-se para lembrar que "os valores fundamentais da democracia foram postos em causa".
No mesmo comunicado "os maçons reiteram o seu compromisso na defesa indefectível da total e absoluta liberdade de consciência, da liberdade de expressão, em particular a liberdade de imprensa".
__________________________
2. SOL
O massacre ocorrido na redacção do Jornal Charlie Hebdo, em Paris, levou a a maçonaria portuguesa a unir-se de forma inédita para condenar o ataque.
“A Maçonaria portuguesa manifesta a sua solidariedade para com o povo francês” Num comunicado conjunto, as cinco diferentes obediências maçónicas condenam o “horrível atentado”, considerando que foram postas em causa “os valores fundamentais da democracia”. Aproveitam para “reiterar o seu compromisso na defesa indefectível da total e absoluta liberdade de consciência, da liberdade de expressão, em particular a liberdade de imprensa”.
O documento conta com o apoio das duas maiores obediências masculinas, o Grande Oriente Lusitano e a Grande Loja Legal de Portugal,
mas também da maçonaria feminina (a Grande Loja Feminina de Portugal)
e as duas estruturas que aceitam reuniões mistas: a Federação Portuguesa da Ordem Maçónica Mista Internacional - Direito Humano
e a Grande Loja Simbólica de Portugal.
“A Maçonaria portuguesa manifesta a sua solidariedade para com o povo francês”, referem no fim da nota.
catarina.guerreiro@sol.pt
GC
_______________________________________________
GC
____________________________________________